domingo, 1 de março de 2009

Sim, nós podemos... pensar!



O video que se encontra acima foi feito para promover o livro We-Think (Nós Pensamos), de Charles Leadbeater - um guru da nova mídia que vive em Islington, no Reino Unido, e que já foi tutor de Tony Blair em relação às implicações comunitárias da era digital. Baseado numa idéia já antiga e bastante conhecida, o livro defende que a tecnologia é o que revoluciona a sociedade e permite que nos realizemos como seres sociais.

A tecnologia que revoluciona o mundo agora é formada por produtos e seviços digitais: a Internet como rede global, os sistemas de telefonia móvel; e, acima de tudo, as novas comunidades cooperativas e auto-alimentadas como o Facebook, Wikipedia, YouTube, Twitter, Google e centenas de start-ups interativos da Web 2.0, que estão transformando o uso que fazemos da mídia. A partir daí, Leadbeater busca imaginar os novos tipos de comunidade que surgirão desse uso intensivo de wikis, blogs e outras tecnologias cooperativas de código aberto.

O livro é polêmico e tem um discurso a favor dos benefícios sociais da revolução da nova mídia. Para Leadbeater, "O futuro somos nós", já que a Internet liberta a vasta capacidade da humanidade para a troca.

"We-Think" vira do avesso todas as conclusões pessimistas, de alguns teóricos como Andrew Keen e Lee Siegel, sobre o individualismo e a comunidade. Com tecnologias de troca como os blogs e wikis, agora nos definimos não por aquilo que temos, mas por aquilo que trocamos. Na Wikipedia, por exemplo, podemos dividir nossos conhecimentos de forma altruísta; no Facebook podemos dividir nossas vidas com os outros; na blogosfera, podemos dividir a nossa ideologia; em nossos telefones celulares, podemos dividir os nossos movimentos. Mas o principal movimento compartilhado é o novo movimento cultural em que as pessoas compartilham idéias, em vez de guardá-las pra si.

O video tem legendas em português, é só habilitar no botão do player.

Nenhum comentário: